PR Inaugura UNAQ

O Presidente da República, Filipe Nyusi inaugurou ontem (06.12.2021), a Universidade Áquila (UNAQ). A UNAQ é a primeira universidade do distrito da Katembe, o nome nome Aquila (do latim, que significa águia). é um desafio aos estudantes para que estes voem alto no conhecimento.

A Universidade Aquila (UNAQ), oficialmente aberta ao público desde ontem, tem, numa fase inicial, seis cursos do nível de licenciatura, nomeadamente Biomedicina laboral, enfermagem geral, Farmácia, Contabilidade e Auditoria, Direito e Engenharia Agronómica.

À sua chegada para inauguração, Filipe Nyusi teve, primeiro, de conhecer o espaço, com destaque para os laboratórios, salas de aula, entre outros, tendo recebido explicações do Chanceler e Reitor da UNAQ, Teodoro Waty, sobre o funcionamento e o que se pretende da UNAQ.

Seguiu-se o descerramento da lápide e o corte da fita que marcou a inauguração da UNAQ.

No momento de intervir, Filipe Nyusi mostrava-se feliz com o que viu e alertou para a necessidade das universidades privadas não se focarem apenas no lucro.

“Existe um debate na sociedade sobre o ensino superior privado, que, não poucas vezes, é visto como projecto empresarial do que educativo. No nosso entender, as duas vertentes são importantes, mas não temos dúvida de que a prioridade deve ser dada a este último objectivo”, disse o PR.

Do rol dos desafios para o pelouro que superintende o ensino superior, o Chefe do Estado afirmou que este deve promover e elevar a qualidade do corpo docente e massificar a sua formação contínua, melhorar a taxa bruta de escolaridade, observando as disparidades geográficas e de género, e monitorar o processo, com vista a dar a oferta de formação profissionalizante aos estudantes e futuros quadros.

“As universidades devem procurar alinhar a qualidade dos graduados com a exigência do mercado de trabalho, promovendo a formação baseada em competências e garantir o acesso e uso da Internet e plataformas electrónicas de apoio aos processos de ensino e aprendizagem na investigação e ensino à distancia, aumentando o nível de inclusão”, defendeu o PR.

O Chanceler e reitor da UNAQ, Teodoro Waty, garantiu que a Universidade Aquila pretende formar pessoas, não apenas olhando para o mercado do emprego ou para o desenvolvimento do empreendedorismo, mas também e, principalmente, visando reduzir as desigualdades no acesso ao conhecimento.

“As universidades devem continuar a ser o que mais ninguém pode: construtores de um conhecimento diferente num tempo mais longo do que o presente imediato”, disse o Chanceler e Reitor da UNAQ, acrescentando que as universidades devem construir “conhecimento útil do que abre imaginários, que não se limita a reproduzir obviedades da nova linguagem de empregabilidade e de empreendedorismo, mas da excelência, eficiência na inovação do que pode ser imaterial hoje, mas riqueza nacional projectada”.

Estiveram na cerimónia de inauguração da UNAQ várIas individualidades dentre as quais destacamos, o presidente do Tribunal Supremo, o secretário de Estado na Cidade de Maputo, o edil da capital do País..